Estava na corrida para a União de Freguesias de Viseu, nas autárquicas de 2013, e ficou conhecido nas redes sociais como um dos “tesourinhos das autárquicas”. O motivo? A fotografia escolhida para o outdoor em que dava a cara pelo seu PS. Encontrámo-lo a apoiar António Costa, na cidade do Cavaquistão e explicou-nos como lidou, na altura, com o efeito que a sua cara teve na Internet.
 
 

“É assim, na altura por acaso não tinha óculos e tinha la uma fotozita já daquelas antigas e esticaram a foto e aquilo ficou um bocado mau. Mas também não levei grande a peito disso, porque é uma união do partido. Foi engraçar um bocadinho com a foto, não levei isso a mal”



Começou por dizer isso à TVI24, embora tenha admitido que não ficou “muito satisfeito”. Mas lá está:”Para nós o partido está sempre em primeiro lugar”. 
 

“Tive que avisar quem teve esse processo na mão e, finalmente, passado dois dias, entrou nova foto”, contou.



Depois de uma arruada contida, numa terra historicamente laranja, António Costa almoçou com apoiantes num hotel, numa sala cheia. 

Abel esteve lá e o seu apoio ao secretário-geral é garantido: “Tem grandes vantagens em ser primeiro-ministro. Além de estar na política há muitos anos, fez parte de vários governos e está muito calejado a nível político para ser um bom primeiro-ministro”.

As sondagens têm mostrado um empate técnico entre PS e a coligação, com o  partido de Costa a descer nas intenções de voto e mais fôlego à sua esquerda. Nada que preocupe Abel: “Tenho a certeza absoluta que no dia 4 as sondagens vão-se virar. Garantidamente que elas vão-se virar”.