O deputado socialista João Galamba criticou este domingo a postura do Governo português durante as negociações com a Grécia, considerando que o executivo esteve mais interessado em defender as suas políticas de austeridade do que o interesse nacional.

«O Governo português, em vez de defender o interesse nacional e o interesse da Europa, esteve mais preocupado em defender os seus próprios interesses e o seu próprio discurso dos últimos três anos. Quem perdeu com isso foi o povo português», afirmou este domingo aos jornalistas o deputado do PS.


Segundo João Galamba, «o Governo português esteve durante todo este processo de negociações com a Grécia mais preocupado em impor austeridade aos gregos do que a perceber que uma negociação positiva para os gregos seria também positiva para Portugal e para a Europa».

O político realçou que «a Grécia é o caso extremo da aplicação de austeridade e empobrecimento» e que «essa estratégia falhou na Grécia, como falhou em Portugal».

E acrescentou: «Ontem, Maria Luís Albuquerque deu uma entrevista em que tentou apagar esta imagem, mas as justificações da ministra não colhem, porque já são demasiadas descrições do que se passou na reunião do Eurogrupo e demasiadas descrições do que foi o comportamento do Governo português nas últimas semanas para que Maria Luís Albuquerque, dê as entrevistas que der, faça as declarações que fizer, possa apagar essa imagem».