O cabeça de lista da coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), Paulo Rangel, disse esperar que o cabeça de lista socialista às europeias, Francisco Assis, compareça no debate na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e «não lance nevoeiro».

Francisco Assis afirmou esta quarta-feira esperar que Paulo Rangel compareça aos debates, para que esta não seja «uma campanha de truque» e «pequenos incidentes», mas centrada em temas fundamentais, sejam nacionais ou europeus.

O cabeça de lista do PS falava à Lusa depois de ter assinado o manifesto do Partido Socialista Europeu, em frente aos Jerónimos, em Lisboa, juntando-se à caravana de jovens europeus que está a recolher esse compromisso junto dos cabeças de lista da área do PSE por toda a Europa.

Em resposta e no Funchal, onde o candidato da Aliança Portugal (PSD/CDS) se encontra a fazer pré-campanha eleitoral para as europeias de 25 de maio, Paulo Rangel contrapôs: «O dr. Assis faltou a três debates e, portando, agora está a tentar justificar-se à última hora, eu espero que ele compareça no debate de 7 de maio ao qual disse que ia , depois disse que não ia e, depois de eu fazer aquele apelo, já disse que vem».

«O que se pede ao dr. Assis é que ele venha ao debate de 7 de maio e não vale a pena ele lançar nevoeiro nas coisas», salientou, citado pela Lusa.

Paulo Rangel, que estava acompanhado pela candidata da Madeira, Claudia Aguiar, pelo atual eurodeputado Nuno Teixeira, e alguns membros do seu «staff», considerou «natural» o CDS na Região não fazer campanha pela Aliança Portugal por ser um partido da oposiçao madeirense.

«Vejo isso de uma forma muito natural», acrescentou.

De acordo com uma nota da Presidência do Governo Regional, Paulo Rangel reuniu-se com o presidente do Governo e presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, tendo a reunião versado «sobre os assuntos da Madeira pendentes na União Europeia, sobre as posições da República Portuguesa em relação à Europa e sobre os objetivos da Madeira nos próximos anos, na UE», refere a nota.

Paulo Rangel visitou esta quarta-feira as instalações da Gaslink (instalação e depósito de gás natural liquefeito), reúne com a direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal e dá uma conferência na sede do PSD-Madeira sobre «Os desafios da Europa».