pub

Ler a última notícia

Estudantes: PS garante que não vai cortar bolsas dos mais pobres

Manifestantes conseguiram falar com os partidos

Por: tvi24 / CP  |  17- 11- 2010  19: 19

Manifestação de estudantes (LUSA)

O PS assegurou que nenhum aluno do ensino superior que precise vai ficar sem apoios, comprometendo-se a avaliar as preocupações dos estudantes, que se manifestam em Lisboa, e encontrar as melhores respostas.

«Estamos aqui com o nosso sentido de responsabilidade para ouvir, para receber o caderno de encargos e para, em sede própria, avaliarmos as principais preocupações e, nesse sentido, encontrar as melhores respostas», afirmou a deputada Paula Barros, aos jornalistas, na escadaria da Assembleia da República, onde os estudantes estão agora concentrados.

A deputada socialista sublinhou a importância de ter políticas que se ajustem ao momento especial que o país atravessa, «sem descurar os que mais precisam». «Uma certeza garantimos: é que os estudantes que precisem não ficarão sem apoio», afiançou.

Pelo PCP, Rita Rato considerou «muito importante e urgente» a luta dos estudantes, realçando que a situação tem-se agravado e que, «no momento em que os apoios são mais precisos, o Governo decide cortar».

«Em sede de Orçamento do Estado, vamos apresentar uma proposta para reforçar as verbas da acção social escolar», adiantou.

O deputado do BE José Soeiro também considerou que o protesto dos estudantes «faz todo o sentido e vem no momento certo», estimando que os apoios sociais estejam em causa «para milhares de estudantes».

«O decreto-lei [70/2010] sobre os apoios sociais tem no ensino superior um impacto profundo», disse, sublinhando que sem o apoio da bolsa os alunos podem ter de abandonar o ensino superior.

Também em declarações aos jornalistas, José Manuel Rodrigues, do CDS-PP, lembrou que o seu partido pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei 70/2010, «pano de fundo de todo o problema relacionado com as bolsas».

«Tememos que uma boa parte dos estudantes que hoje têm bolsa possam vir a perdê-la», sublinhou.

Nenhum elemento do PSD e do Partido Ecologista Os Verdes marcou presença no largo da Assembleia da República para falar com os estudantes, mas confirmaram a sua disponibilidade em receber os dirigentes associativos.

Estamos no Facebookmais aqui

Programação - Semana de 25 de Maio a 31 de Maio

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa