Os chefes de Governo português e espanhol reuniram-se este sábado, em Lisboa, para abordar os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, a renovação das instituições comunitárias e a próxima cimeira bilateral ibérica.

Passos Coelho e Mariano Rajoy tiveram um almoço de trabalho em Lisboa, onde o chefe do Executivo espanhol se encontra para assistir à final da Liga dos Campeões entre duas equipas madrilenas.

Portugal e Espanha elegem no domingo os seus representantes no Parlamento Europeu e, segundo noticiou a EFE, os dois responsáveis políticos partilharam pontos de vista e expetativas sobre essa eleição.

Segundo disseram à agência espanhola fontes do Governo de Madrid, Passos Coelho e Mariano Rajoy falaram igualmente da renovação das instituições comunitárias, que deverá ter lugar nos próximos meses e na qual Madrid espera ter uma maior representação do que a atual.

Passos Coelho e Mariano Rajoy vão estar presentes na reunião convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para terça-feira, com o objetivo de analisar os resultados das eleições europeias, que começarão a ser conhecidos às 22:00 de domingo.

Os dois líderes de Governo discutiram também a próxima cimeira bilateral ibérica, agendada para 4 de junho, em Vidago, no concelho de Chaves, junto à fronteira com Espanha.

A cimeira ¿ que será presidida por Passos Coelho e Mariano Rajoy e contará com muitos ministros dos dois países ¿ deverá centrar-se nos temas do crescimento económico e da cooperação nas áreas da educação e da energia.