O calendário está fechado. Falta fechar as listas e é isso mesmo que o PS já tem agendado. A Comissão Política Nacional vai reunir-se dia 21 de julho para aprovar as listas de candidatos socialistas a deputados nas próximas eleições legislativas, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial do partido. O programa eleitoral, esse, já foi divulgado. 

Ficarão decididas as listas dos diferentes círculos eleitorais e o secretário-geral, António Costa, indicará os cabeças de lista do seu partido bem como um terço do total de candidatos - a quota que, pelos estatutos deste partido, compete ao líder designar.

Antes, entre 13 e 18 de julho, reúnem-se as comissões políticas das federações socialistas, que indicam dois terços do total de candidatos a deputados em cada círculo eleitoral.

Fonte socialista adiantou ainda que antes desta semana de reuniões nas federações o secretário-geral do PS poderá convocar uma reunião da Comissão Política Nacional, para discutir e aprovar os critérios que deverão presidir à escolha dos candidatos a deputados nas diferentes estruturas deste partido.

O processo de escolha dos candidatos a deputados no PS inicia-se, assim, já depois do debate do Estado da Nação, na Assembleia da República, previsto para 8 de julho. Esse debate marcará, na prática, o encerramento da legislatura.

Já o último debate quinzenal desta legislatura, com o primeiro-ministro, aconteceu na última sexta-feira, 19 de junho.