Os eleitores de quatro freguesias dos distritos de Aveiro, Braga e Bragança vão também hoje escolher os seus autarcas, além dos deputados para o Parlamento Europeu, no âmbito da convocação de eleições intercalares.

O Governo decidiu convocar para este dia de escolha dos deputados para o Parlamento Europeu eleições intercalares para as assembleias de freguesia de Torre Dona Chama (em Mirandela, Bragança), de Arrifana (em Santa Maria da Feira, Aveiro), de Garfe (em Póvoa de Lanhoso, Braga) e da União de Freguesias de Monte e Queimadela (em Fafe, Braga).

«Fazer coincidir ambos os atos eleitorais resulta em ganhos objetivos, quer ao nível do combate à abstenção, quer ao nível de poupanças financeiras», argumentou o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, que assinou o despacho governativo com a convocação destas eleições.

De acordo com dados recolhidos na página da internet da Direção-Geral da Administração Interna com os resultados das eleições autárquicas de setembro de 2013, nestas quatro freguesias há um total de 9.632 eleitores inscritos.

As eleições intercalares resultam de uma obrigatoriedade legal, por inexistência de quórum da Assembleia de Freguesia ou por impossibilidade de substituição do presidente da Junta de Freguesia.