Eleições: PSD vence europeias

Sondagem da TVI dá vantagem aos sociais-democratas

Por: Redação / PP    |   7 de Junho de 2009 às 20:00
PSD vence as eleições europeias de acordo com uma sondagem realizada pela Intercampus para a TVI e o Rádio Clube. Os sociais-democratas alcançam um resultado entre os 30,4 e os 32,4 por cento, o que lhes dá uma média de 32,4 por cento. Em segundo lugar surge o PS com um resultado médio de 26,1 e um intervalo entre os 24,1 e os 28,1 por cento.

Abstenção entre os 61,5 e os 65,5

Em terceiro lugar aparece o Bloco de Esquerda com 11,3 por cento (entre os 9,8 e os 12,8). Em quarto lugar, muito próximo dos bloquistas, está a CDU com 11,2 (entre 9,7 e 12,7). Finalmente, o CDS-PP com 8 por cento (entre 6,7 e 9,3).

Projecções da SIC

Segundo a projecção da SIC, realizada pela Eurosondagem, o PSD também é o vencedor das europeias com um resultado entre os 29,2 e os 33 por cento. Depois vem o PS, entre 27,7 e 31,5. Em terceiro lugar surge novamente o Bloco de Esquerda com um valor entre 11,6 e 13,4 por cento. A CDU aparece em quarto lugar com uma percentagem entre 9,5 e 11,3. Por fim o CDS-PP poderá chegar aos 9,3, com um mínimo previsto de 7,5 por cento.

Projecções da RTP

Na RTP a projecção feita pelo CESOP-Universidade Católica, aponta também como vencedor o PSD, com um resultado entre os 29 e os 34 por cento. O PS ficará entre os 28 e os 33 por cento. Novamente como terceira força política surge o Bloco de Esquerda entre os 9 e os 12 por cento. Assim como a CDU, entre 9 e 12. A diferença entre estes dois partidos de esquerda está no número de mandatos. Em último temos o CDS-PP com um resultado variável entre os 7 e os 10 por cento.

Sondagem Intercampus para a TVI e Rádio Clube Português, realizada no dia 7 de Junho de 2009, com o objectivo de identificar o resultado da votação para as eleições do Parlamento Europeu em 2009.

Universo constituído por eleitores que participaram no acto eleitoral. Com recolha através de simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 25646 entrevistas, recolhidas em 21 freguesias de Portugal Continental. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95 por cento, é de mais ou menos 0,6 por cento. Os resultados da projecção são directamente obtidos a partir de uma sondagem realizada pela Intercampus e na qual se obteve o valor de 11,0 por cento de respondentes que votaram em outros partidos, em branco ou de forma não válida. Esta sondagem permitiu igualmente a estimativa do número de mandatos com base numa simulação do método de Hondt.


Artigo actualizado às 20h09
PUB
FOTOGALERIA:
PSD vence Eleições Europeias

Sondagem EM CIMA: Sondagem

COMENTÁRIOS

PUB
Governo quer todos os criminosos sexuais «longe» das crianças

Condenados por abusar de menores já estavam impedidos de trabalhar com crianças, mas a nova proposta do Governo não exclui que outros criminosos sexuais, de pessoas maiores de idade, também possam ser impedidos de exercer funções. Todos os profissionais em contacto regular com menores vão ter de apresentar registo criminal antes de poderem ser contratados. Executivo alterou proposta para a Base de Referenciação de pedófilos e os pais já não vão poder saber onde vivem os condenados