O dirigente socialista Duarte Cordeiro afirmou hoje à agência Lusa que apresentará na segunda-feira a sua candidatura a presidente da concelhia de Lisboa do PS, cujas eleições estão marcadas para 06 de dezembro.

Diretor de campanha da candidatura presidencial de Manuel Alegre em 2011 e da recandidatura de António Costa em Lisboa nas últimas eleições autárquicas, Duarte Cordeiro deverá suceder neste cargo ao deputado Rui Paulo Figueiredo, atualmente coordenador da bancada socialista para a área da economia e que apoia desde 2011 a liderança de António José Seguro.

«Alargar o PS e fortalecer Lisboa» é o lema da candidatura de Duarte Cordeiro, que foi líder da Juventude Socialista (JS) entre 2008 e 2010 e que atualmente desempenha as funções de vereador na Câmara de Lisboa com os pelouros da limpeza, higiene, conservação e manutenção urbana.

«O objetivo da minha candidatura é alargar a participação e promover fóruns de diálogo com todos os cidadãos que se identificam com o partido. Nesta conjuntura de crise, quero contribuir para fortalecer a imagem dos partidos e reforçar a ação política em Lisboa», declarou Duarte Cordeiro à agência Lusa.

Membro da Comissão Política Nacional, Duarte Cordeiro é considerado próximo de António Costa dentro do PS e, durante a sua presença no parlamento, fez parte do grupo dos «jovens turcos» juntamente com os deputados Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Delgado Alves - um grupo conotado com a ala esquerda deste partido, crítico dos processos de ajustamento financeiro e que defende a renegociação da dívida portuguesa.

A sessão de apresentação da candidatura de Duarte Cordeiro a presidente da concelhia do PS/Lisboa está marcada para segunda-feira, às 21:00 horas, no auditório da Reitoria da Universidade de Lisboa.