O Partido Socialista venceu, este domingo as eleições na localidade de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, onde arrecadou a maioria dos votos para a câmara, Assembleia Municipal e Assembleia de freguesia, revelou à Lusa o ainda presidente da junta, Helder Cruz.

Depois do boicote que impediu a votação no passado domingo, dia em que se realizaram as eleições autárquicas na generalidade do país, menos de metade dos eleitores inscritos na antiga freguesia de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, foi hoje a votos.

Dos 656 inscritos votaram 312 que deram a vitória ao PS para a câmara municipal, para a assembleia municipal e para a assembleia de freguesia.

O cabeça de lista para a câmara, José Canha, arrecadou 141 votos, enquanto o PSD (partido vencedor no concelho) registou 50 votos, a CDU 40, o CDS 32, o PNR (Partido Nacionalista Renovador) dois e o BE apenas um voto. Foram ainda contabilizados 31 votos brancos e 15 nulos.

Para a Assembleia Municipal a escolha recaiu em José Acácio (PS), com 143 votos, seguido do PSD (44), CDU (39), CDS (30), PNR (dois) e BE (um). A contagem registou ainda 34 votos em branco e 19 nulos.

Na votação para a Assembleia de Freguesia a vitória coube a António Rato (PS), com 151 votos, tendo uma lista independente recebido 89 votos, a CDU 17 e o CDS 11. Na freguesia a que o PSD não concorreu registaram-se 22 votos brancos e o mesmo número de votos nulos.

A votação de Alpedriz era a única que faltava conhecer no concelho onde o PSD obteve no dia 29 de setembro 36,81% da votação e três mandatos. O PS, com 19,07% dos votos elegeu um vereador, tal como o CDS (com 17,88%) e a CDU, com 11,84% dos votos.

O boicote registado em Alpedriz, em protesto contra a agregação da freguesia às de Montes e Cós, deixou em suspenso a atribuição de um mandato, que será decidido pelo somatório dos resultados hoje obtidos aos registados em Montes e Cós.