NO 10 de Junho, Dia de Portugal, o Presidente da República vai condecorar cerca de três dezenas de personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros. Entre os condecorados estarão cientistas, políticos, professores e empresários dos quatro cantos do mundo, segundo uma nota divulgada no site da Presidência.

Grau de comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada

Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique

A mesma insígnia será ainda atribuída a João Aguiar Machado, diretor-geral de Mobilidade e dos Transportes na Comissão Europeia, Luís Matos, juiz do Tribunal Superior do Estado de Rhode Island (EUA), e Roberto Irineu Marinho, empresário brasileiro e presidente do conselho de administração e presidente executivo do grupo de comunicação Globo.

Comendadores da Ordem do Infante D. Henrique

Também Marie Hélène Piwnik, professora catedrática de português nas Universidades de Bordéus e de Paris-Sorbonne, Markus Kerber, CEO e diretor-geral da Federação das Indústrias Alemãs, e Teresa Presas, ligada à indústria do papel ao longo de várias décadas, terão essa condecoração.

A título póstumo será atribuído o mesmo grau a Marta Vieira Pires, professora e leitora de português em Timor-Leste e na Argentina.

Grau de oficiais da Ordem do Infante D. Henrique

 

Grande-Oficial da Ordem do Mérito

Oficial da Ordem do Mérito

Membro honorário da Ordem do Mérito

Comendadora da Classe do Mérito  Comercial da Ordem do Mérito Empresarial