Os eurodeputados socialistas portugueses Edite Estrela e Luís Capoulas Santos contam-se entre os nomeados para os prémios «Eurodeputados 2014», promovidos pela revista de atualidade política The Parliament, em conjunto com o Parlamento Europeu.

A lista de três finalistas a cada uma das 15 categorias dos «MEP Awards» 2014 foi divulgada esta segunda-feira em Bruxelas, surgindo dois portugueses, ambos já anteriormente galardoados.

Edite Estrela, que já venceu em 2010 na categoria de Emprego e Assuntos Sociais, pelo trabalho na promoção da igualdade de género e proteção da maternidade e paternidade, volta a ser designada nesta área, pelo seu trabalho «em defesa da saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, dos direitos dos trabalhadores e do combate às desigualdades».

Capoulas Santos, deputado do ano em 2012 na área da Agricultura, também volta a ter o seu nome designado nesta categoria para 2014, fruto do seu trabalho como relator e negociador do Parlamento Europeu nos principais dossiers da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), entretanto aprovada.

Os vencedores, que são eleitos entre os finalistas pelos restantes deputados ao Parlamento Europeu, serão conhecidos a 18 de março.

Além de Edite Estrela e Capoulas Santos, já foram distinguidos em anteriores edições destes prémios Marisa Matias, do Bloco de Esquerda (Saúde) e Maria da Graça Carvalho, do PSD (Investigação e Inovação), ambas em 2011, e, Ana Gomes, do PS, galardoada em 2008 (Ativista do Ano) e em 2013, com um prémio numa categoria especial, «Contribuição Especial», cujo vencedor é escolhido pela própria publicação e que representa uma espécie de «prémio carreira».