O BE considerou que a garantia do Presidente da República de que só antecipará eleições legislativas se a lei for alterada ou se houver uma «grave crise política» mostra que Cavaco Silva «é o verdadeiro vice-primeiro-ministro».

Cavaco devia antecipar as legislativas? VOTE NA SONDAGEM

Contactado pela Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza afirmou que estas afirmações mostram que «Cavaco Silva está totalmente alinhado com o Governo, com a sua política» e com «a política de austeridade e de sujeição à União Europeia».

«Tudo aquilo que o Governo e a sua política pretendem, Cavaco Silva faz. Isto faz-nos pensar que Cavaco Silva é o verdadeiro vice-primeiro-ministro deste Governo e esta entrevista mostra isso de uma maneira muito vincada»


O deputado do BE considerou ainda que o facto de o Presidente da República afirmar que é preciso que a Assembleia da República altere a lei eleitoral de 1999 para que possa mexer no calendário eleitoral é «um artifício puro e uma posição cínica», porque Cavaco Silva «sabe que há uma maioria parlamentar no parlamento que irá blindar» qualquer tentativa de alteração neste sentido.