O BE apresentou mais de 20 de pedidos de impugnação de candidaturas às juntas de freguesia no âmbito da lei de limitação de mandatos.

«Até à próxima segunda-feira admitimos avançar com outras impugnações«, sublinhou Pedro Soares à agência Lusa acrescentando que as ações visam para já candidaturas às juntas dos distritos de Lisboa - onde está ainda a ser realizado um levantamento -, Aveiro, Faro, Porto e Vila Real.

Na terça-feira, o coordenador autárquico do BE já tinha anunciado a decisão de impugnar 11 candidaturas autárquicas às câmaras municipais, entre as quais as de Fernando Seara, em Lisboa, e de Luís Filipe Menezes, no Porto.

Os pedidos de impugnação do BE que visam candidaturas às câmaras municipais recaem sobre os concelhos de Alcácer do Sal, Aveiro, Beja (dois candidatos), Castro Marim, Évora, Guarda, Lisboa, Loures, Porto e Tavira.

A primeira decisão de um tribunal sobre as impugnações foi tomada pelo tribunal de Santa Maria da Feira, que na quinta-feira considerou «inelegível» Fernando Leão, cabeça-de-lista do PSD à Junta da União das Freguesias de Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, no centro do concelho.

A decisão do Tribunal surgiu no seguimento dos pedidos de impugnação apresentados pelo BE e pelo PS.