A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, elogiou, esta quarta-feira, a Seleção Nacional de futebol pelo apuramento para o Mundial de 2014, referindo que a equipa colocou em movimento «o sonho de milhões de compatriotas».

Numa mensagem enviada à Seleção, Assunção Esteves afirma que o apuramento de Portugal para a fase final do Campeonato do Mundo do próximo ano foi merecido e refere que a ausência da equipa no Brasil retiraria brilho ao Mundial.

«Os nossos jogadores selaram, de forma segura e inspirada, uma era de presenças consecutivas em campeonatos da Europa e do Mundo. Todos sentimos que a Copa perderia muito do seu brilho sem o fulgor e engenho da nossa Seleção», refere a presidente do Parlamento.

«Nos arredores de Estocolmo, o avanço da bola foi sinal e símbolo da perseverança de todo um povo», conclui.

Portugal venceu na terça-feira o jogo com a Suécia por 3-2, garantindo o apuramento para o Mundial do Brasil, graças sobretudo a três golos marcados pelo avançado Cristiano Ronaldo.

O capitão luso inaugurou o marcador, aos 50 minutos, e faturou ainda aos 77 e 79, os dois últimos depois de um bis de Zlatan Ibrahimovic, aos 68 e 72.

A seleção lusa está, assim, pela sexta vez na sua história, e quarta consecutiva, na fase final do Mundial, cuja edição de 2014 se realiza no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.