A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, nomeou hoje o antigo secretário de Estado de um governo de Cavaco Silva Albino Azevedo Soares como secretário-geral do parlamento.

A nomeação foi publicada esta segunda-feira em Diário da República, tendo sido precedida de um parecer favorável do conselho de administração da Assembleia da República (AR).

O novo secretário-geral da AR toma posse na quarta-feira, às 14:30.

Albino Azevedo Soares foi subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros no governo de Pinto Balsemão e secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e da Juventude de um governo de Cavaco Silva.

Entre outros cargos, foi administrador do Banco Internacional da Guiné (BIG), diretor central do Millenium BCP e presidente do conselho de administração da sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário Interfundos.

Albino Azevedo Soares sucede ao procurador-geral adjunto João Manuel Cabral Tavares, que se demitiu de secretário-geral em abril de 2013, ao fim de menos de um ano no cargo.

A presidente da Assembleia da República tinha escolhido Cabral Tavares para suceder a Adelina Sá Carvalho, que durante mais de dez anos ocupou o cargo de secretária-geral da AR.

Ana Leal, secretária-geral adjunta, ficou interinamente como secretária-geral da AR.