O ministro das Finanças, Mário Centeno, reúne-se nesta quarta-feira, na Assembleia da República, com representantes dos diferentes grupos parlamentares, para apresentar as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2016.

Fonte do executivo disse que estas reuniões, que têm um caráter habitual em vésperas de aprovação do Orçamento, começarão ao início da manhã, na sala do Governo na Assembleia da República, estando também presente o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

O PSD, o maior grupo parlamentar da oposição ao Governo, será recebido por Mário Centeno às 10:00, enquanto o PCP tem a sua reunião agendada 12:00.

De acordo com fonte oficial do executivo, o deputado do PAN (Pessoas Animais e natureza) será o primeiro a ser recebido por Mário Centeno, pelas 08:30, seguindo o Partido Ecologista "Os Verdes" e o Bloco de Esquerda, ainda antes do PSD.

Depois, segundo a mesma fonte, o ministro das Finanças reúne-se com o CDS-PP, o PCP e o PS.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 deverá ser aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros, esperando-se que dê entrada na Assembleia da República na sexta-feira.

Na frente europeia de discussão da proposta de Orçamento para 2016, Bruxelas fez hoje saber que as discussões entre a Comissão Europeia e o Governo em torno do documento vão prosseguir nos próximos dias, com o executivo comunitário a reclamar " mais esforços" a Lisboa para emitir um parecer positivo.