Para o comentador da TVI, António Perez Metelo, os números divulgados esta sexta-feira pelo INE e que dão conta de que a economia portuguesa caiu 1,4% no conjunto de 2013, mas registou um crescimento homólogo de 1,6% no último trimestre do ano «são bons», mas alerta que pode voltar a haver uma inversão do ciclo.

Perez Metelo realça que o consumo privado e o consumo público ficaram acima do que estava previsto, mas «não sabemos o que levou a este bom resultado».

«Podemos ir abaixo outra vez», alerta o comentador, dizendo que é preciso olhar para o investimento. «Para se poder dizer com honestidade e sem enviesamento politico que este é o início de um ciclo ascendente falta-nos o elemento do investimento».

Quanto a uma saída limpa do resgate ou a opção do programa cautelar, Perez Metelo diz que «ainda é cedo» para se dizer com certeza qual é o melhor caminho para Portugal.

De acordo com os dados do INE, a economia portuguesa caiu 1,4% no conjunto de 2013, mas registou um crescimento homólogo de 1,6% no último trimestre do ano.

A subida de 1,6% contrasta com a redução de 0,9% observada no trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida.

Segundo o INE, a evolução foi determinada pela recuperação da procura interna, que apresentou um contributo positivo para a variação homóloga do PIB, o que não se verificava desde o 4º trimestre de 2010, refletindo principalmente o comportamento do consumo privado.