O músico norte-americano Iggy Pop vai lançar um álbum inspirado no romance «A Possibilidade de uma Ilha», do escritor francês Michel Houellebecq, e influenciado pelo jazz, noticia a agência Lusa.

De acordo com a publicação Pitchforkmedia, o álbum «Preliminaires», que deverá sair pela EMI França em Abril ou Maio, incluirá temas que Iggy Pop compôs para um documentário que o escritor francês fez em 2008 sobre o seu próprio romance.

Musicalmente, não será de esperar de «Preliminaires» a mesma sonoridade punk-rock dos Stooges e do anterior trabalho a solo de Iggy Pop.

Citado pelo Pitchforkmedia, o músico dá conta de que andou a ouvir jazz de Nova Orleães - de Louis Armstrong e Jelly Roll Morton -, e que isso se reflecte no novo álbum, do qual fazem parte «King of the Dogs» e «Les Feuilles Mortes», interpretado em francês.

Iggy Pop, que diz ter feito o álbum para França e para os que falam francês, exprimiu ainda a sua admiração pelo livro «A Possibilidade de uma Ilha» e asseverou que a música que compôs é a que se adequava melhor ao romance quando o leu.

Michel Houellebecq, escritor francês provocador e polémico, tem publicados os romances «Extensão do Domínio da Luta», «Partículas Elementares», «A Possibilidade de uma Ilha», «Lanzarote» e «Plateforme».