Parte integrante do Groupe PSA há exatamente um ano, a Opel escolheu a data deste aniversário para revelar os primeiros detalhes do protótipo Opel GT X Experimental e, com isso, fazer uma antevisão do futuro da marca e do ‘design’ dos seus próximos modelos. Neste contexto, a Opel destaca três valores que constituem, mais do que nunca, as suas referências: uma marca alemã, acessível e emocionante.

“Vamos seguir, com rigor, os valores da nossa marca, em tudo o que fizermos. Isto é válido tanto para as ideias como para o desenvolvimento de novos modelos, sendo peça-chave do nosso plano PACE!. A identidade da nossa marca é o nosso futuro”, defendeu o CEO da Opel, Michael Lohscheller. “Por isso, encarreguei as nossas equipas de ‘design’ e de engenharia de traduzirem esses valores num ‘concept car’. O Opel GT X Experimental, que terá estreia mundial antes do final do ano, é o resultado desse trabalho”.

O Opel GT X Experimental oferece um primeiro olhar sobre os planos da Opel para o futuro e sobre a aparência dos modelos do fabricante projetados para meados da década de 2020. O protótipo revela, nomeadamente, o novo conceito que dará forma à secção dianteira desses modelos. As linhas principais são dadas pelo “Opel Compass”, que define dois eixos principais que intersectam o logótipo Opel colocado no centro da grelha. Na vertical sobressai o vinco central do capô do motor e na horizontal a assinatura em forma de asa das luzes diurnas. O lendário ‘Blitz’ está no ponto fulcral deste desenho.

Os faróis, a luzes diurnas, as câmaras e os sensores dos sistemas de assistência à condução, bem como o logótipo Opel, são enquadrados num único elemento de ‘design’. Esta peça, cuja criação foi inspirada na viseira de um capacete de moto, recebe a designação de “Vizor” e dará ao rosto dos futuros Opel uma nova identidade marcante.

O novo Opel GT X Experimental será revelado este ano. O nome está ligado a uma longa tradição de importantes ‘concept cars’ da Opel. O fabricante de automóveis de Rüsselsheim foi o primeiro a apresentar um estudo de ‘design’ na Europa, com o Experimental GT, em 1965. O Monza Concept (2013) e o GT Concept (2016), por seu turno, constituíram marcos relevantes no percurso que trouxe a marca até ao GT X Experimental. Na verdade, ambos tinham afinado os valores da Opel e destacado temas como a eficiência e o ‘design’ puro, sem assumirem formas irrealistas.

VEJA TAMBÉM: