A produção do Koenigsegg Agera terminou, mas o fabricante sueco decidiu assinalar o fim de linha para o automóvel de produção mais rápido do mundo com dois modelos especiais.

Os novos modelos Thor e Väder, são dois Agera que contam com todos os opcionais disponíveis, e tem por base o Agera RS. Um dos destaques é o desenvolvimento aerodinâmico feito à medida para cada um destes Koenigsegg de fim de edição.

O Thor, por exemplo, conta com acabamentos em carbono claro de dois tons com flocos de diamante em seções selecionadas da pintura. Possui uma aleta central ao estilo dos protótipos de Le Mans, que permite um aumento da estabilidade.

Já o Väder dispensa a aleta mas conta com uma asa traseira ativa que é suportada por dois apoios com recortes. A carroçaria deste Koenigsegg conta com acabamentos em carbono e apontamentos dourados.

Estes dois modelos incorporam ainda novos apoios aerodinâmicos no pára-choques traseiro e frontal, entre eles ‘spoilers’ mais pronunciados e entradas de ar de maior dimensão. Já o sofreu uma atualização face aos anteriores modelos do Agera, e conta agora com um bloco V8 biturbo de 5.0 litros que passou a debitar 1360cv de potência.

A marca sueca não revelou as prestações destes dois modelos especiais de fim de produção, mas se tivermos em linha de conta que o Koenigsegg Agera RS alcançou os 457,94 km/h para se figurar nos livros dos recordes como o carro de produção mais rápido do mundo, não será de estranhar que estes novos modelos Thor e Väder sejam ainda mais rápidos.

Recorde-se que o Agera foi produzido pela Koenigsegg, entre 2010 e 2018. O sucessor do Agera deverá ser apresentado no Salão de Genebra de 2019.

VEJA TAMBÉM: