A polícia de Brandemburgo, na Alemanha, decidiu simular um acidente junto a uma estrada bastante movimentada para consciencializar os condutores para a necessidade de prestar apoio às vítimas de acidentes.

Nada foi deixado ao acaso nesta encenação, com a polícia a colocar o carro virado ao contrario e para o papel de feridos chamou mesmo atores que desempenharam na perfeição o papel de vítimas.

Para surpresa dos agentes da polícia no local, apesar do aparato do acidente, encenado, durante muito tempo nenhum condutores parou para prestar apoio às vitimas, até que um motociclista decidiu verificar o que se passava e começou a solicitar ajuda.

A polícia revelou estar chocada já que nove em dez condutores não pararam. A expectativa era de que pelo menos a metade prestasse socorro.

O objetivo da polícia com esta ação não foi o de provocar um susto desagradável nos condutores germânicos, mas sim lembrar que a lei determina a obrigatoriedade de prestar auxilio as vítimas de acidente. Quem não prestar assistência às pessoas necessitadas pode ter de enfrentar multa ou até um ano de cadeia.