Nos Vídeo Music Awards de há dois anos, a cantora Miley Cyrus decidiu receber e doar o prémio de "melhor vídeo clip" a um jovem sem-abrigo. Na altura, foi ele que subiu ao palco e recebeu o prémio pela cantora.

Dois anos depois, este ato generoso volta a ser notícia, mas desta vez por motivos menos altruístas. O jovem terá, alegadamente, posto o prémio à venda numa página de leilões na Internet.

No evento de 2014, a cantora deixou o convidado especial discursar. Nesse discurso, o jovem Jesse Helt alertou para o grande número de jovens que não tinham casa e permaneciam nas ruas durante muito tempo. Cyrus assistiu, na plateia, e mostrou-se muito emocionada.

Dois anos depois, Helt parece ter colocado o prémio, conhecido como “Homem na Lua”, à venda por milhares de euros no eBay.

A base de licitação está nos 10 mil dólares, cerca de 9 mil euros, e na descrição pode-se ler que está em “ótimas condições, é muito rara e não tem impressões digitais”. Desde terça-feira, já foram feitas duas propostas de compra.

Ainda não se conseguiu apurar se o titular do perfil do eBay é, de facto, Helt. O nome de utilizador é “Jesshel_42” e a fotografia de perfil coincide com a aparência do jovem, mas algumas revistas norte-americanas dizem poder tratar-se de um caso de burla.

O ”Homem na lua” tem inscrito quer o nome de Helt quer o de Cyrus. Por isso, a estatueta é também propriedade do ex-sem-abrigo.

Tal como aconteceu em 2014, onde a cantora norte-americana pareceu não se importar em doar o prémio, é provável que também desta vez Miley não coloque entraves à venda do “Homem na lua”, se a razão for a necessidade de dinheiro.