O músico Pedro Carneiro vai dar um concerto de marimba, na sexta-feira, em Lisboa, que servirá de «inspiração» aos robôs melómanos de Leonel Moura, para realização de uma pintura, anunciou esta terça-feira o ateliê do artista.

O concerto vai decorrer na Galeria Robotarium, no espaço LxFactory, em Lisboa, às 18:30 de sexta-feira, no âmbito de uma parceria entre o músico e o artista plástico.

O objetivo deste concerto, associado à criação por robôs, é, segundo a organização, vender a tela e contribuir para o financiamento do projeto independente da Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada por Pedro Carneiro em 2007.

Leonel Moura, artista plástico que tem vindo a desenvolver o seu trabalho na área da arte robótica, estabeleceu uma parceria com o músico e maestro de carreira nacional e internacional.

Os robôs PRO (Painting Robots Orchestra) foram concebidos para detetar o som e são acionados em diferentes frequências que fazem ativar um mecanismo de pintura.

O resultado, segundo Leonel Moura, é a «tradução» dos sons captados pelos robôs para a tela, revelando visualmente a música.

A parceria iniciou-se no final do ano passado, com concertos da orquestra de Pedro Carneiro no Centro Cultural de Belém, dois dedicados a Beethoven e o mais recente a Joseph Haydn, daí resultando três telas que se encontram expostas na Galeria Robotarium.

Na altura foi realizado um vídeo por Alexandre Reina, que revela o processo de pintura pelos robôs.