O grupo português Paus atuará em março no festival norte-americano South by Southwest (SXSW), que acontece anualmente em Austin, no Texas, de acordo com a lista de bandas divulgada pela organização.

Na página oficial, a organização do SXSW disponibilizou a lista de bandas e artistas de todo o mundo que atuarão no festival, de 11 a 16 de março, em várias salas e espaços públicos de Austin.

O cartaz, que ainda não está fechado, incluirá a participação dos Paus, banda que pratica uma sonoridade «que se move entre a música experimental e pop, com uma marca tropical, psicadélica e com alusões ao passado do rock harcore de alguns dos músicos».

A descrição é da editora espanhola El Segell, com que os Paus assinaram um contrato internacional para a edição do próximo álbum, marcada para março.

Os Paus estão atualmente em Espanha, numa digressão com nove concertos organizada precisamente por aquela editora, criada pela organização do festival espanhol Primavera Sound.

Os Paus, criados em 2010, são formados por Joaquim Albergaria e Hélio Morais, numa dupla bateria, Fábio Jevelim (sintetizadores e guitarra) e Makoto Yagyu (sintetizadores e baixo). Têm editados o EP «É Uma Água» e o álbum «Paus».

O South by Southwest é um evento de música, cinema e novas tecnologias que acontece desde 1987 em Austin, acolhendo dezenas de bandas, artistas e profissionais da indústria discográfica.

No caso da música, são centenas de concertos a acontecer ao mesmo tempo ao longo de cinco dias em diversos locais da cidade norte-americana.

Em anos anteriores, pelo SXSW passaram artistas portugueses como You Can't Win Charlie Brown, David Fonseca, Clã, The Legendary Tigerman e Rita Redshoes.