O Tribunal Federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, decidiu esta quinta-feira que o grupo de rock Led Zeppelin não plagiou o início da música "Stairway to Heaven".

O júri deu a conhecer hoje a sua deliberação afirmando que, apesar do duo de autores da música, o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page, ter tido acesso antecipado ao material pertencente à banda Spirit e ao compositor Randy California, não existem provas suficientes que indiquem ter havido plágio.

A autoria da música em questão, um das grandes criações da história do rock, foi posta em causa por Michael Skidmore, amigo do guitarrista Randy California, que exigia que os créditos da criação da música fossem tripartidos.

Recorde aqui a música. 

 

Lançada em 1971, "Stairway to Heaven" surgiu integrada no quarto álbum da banda. A música é vista como um dos maiores clássicos do rock, e um dos temas mais bem sucedidos de sempre.

A revista Condé Nast Portfolio estima que o tema tenha rendido mais de 525 milhões de dólares (cerca de 461 milhões de euros) em direitos e álbuns vendidos.