Os fundadores dos Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, vão ser julgados, a 10 de maio, por terem alegadamente plagiado a sequência de acordes que abre a popular música da banda “Stairway to Heaven”.

Segundo a agência Reuters, a queixa foi feita por Michael Skidmore, um representante do falecido guitarrista dos Spirit, Randy Wolfe – também conhecido como Randy California -, compositor da música “Taurus”, que terá sido a alaegada inspiração para “Stairway to Heaven”.

O tribunal de Los Angeles considerou que existiam semelhanças suficientes entre as duas melodias e o caso vai ser decidido por um julgamento de júri.

Ainda que a progressão descendente dos quatro acordes seja comum na indústria musical, as semelhanças aqui ultrapassam essa estrutura”, afirmou o juiz Gary Klausner.

Plant e Page dizem ter escrito o “hit” numa casa remota em Walles, mas Skidmore afirma que ambos se inspiraram no instrumental de “Taurus”, quando ouviram tocar a música durante uma digressão conjunta com os Spirit em 1968/69.

Skidmore quer que seja atribuído crédito a Randy Wolf pela música.

Lançada em 1971, integrada no quarto álbum da banda, a música é vista como um dos maiores clássicos do rock, e um dos temas mais bem-sucedidos de sempre.

A revista Condé Nast Portfolio estima que o tema tenha rendido mais de 525 milhões de dólares (cerca de 461 milhões de euros) em direitos e álbuns vendidos.

Ouça abaixo as duas músicas.