Os Buraka Som Sistema estão a apresentar o último trabalho «Black Diamond» pelo mundo fora e com algumas passagens por Portugal.

Depois de terem estado na Voz do Operário, em Lisboa, no dia 15 de Novembro de 2008, os Buraka Som Sistema já têm data marcada para voltar a território nacional.

Dia 13 de Março, o colectivo da Buraca actua em Almada, na comemoração da 12ª Quinzena da Juventude.

O destino que se segue é Coimbra, a 25 de Março. Integrado no 23º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, Lil` Jon, Kalaf, DJ Riot e Conductor sobem ao palco no Pavilhão Multidesportos, naquele que é considerado o concerto do ano em Coimbra.

Depois do concerto, há after-party no Rock Caffé, nas Docas.

Duas semanas no estrangeiro, passando por países como Japão, Estados Unidos e Canadá, antecedm o regresso dos Buraka Som Sistema, que voltam à Queima das Fitas de Bragança e Guarda a 7 e 8 de Maio, respectivamente.

Os Buraka Som Sistema lançaram em 2007 o EP «From Buraka To The World», de onde extraíram os singles «Yah» e «Wawaba», com Petty. Em 2008 surgiu o EP «Sound of Kuduro», que antecedeu o álbum «Black Diamond», de onde lançaram os singles «Sound of Kuduro» e «Kalemba (Wegue, Wegue)».

Em 2008 venceram o prémio Best Portuguese Act da MTV.