Bandas de referência do chamado rock psicadélico, como Hawkwind e Electric Wizard, integram o cartaz da primeira edição do festival Reverence Valada, que decorre na sexta-feira e no sábado no parque de merendas de Valada, Cartaxo.

As 56 bandas convidadas (nacionais e estrangeiras) vão atuar em quatro palcos, arrancando o festival na quinta-feira com uma «welcome party», que vai decorrer entre as 16:00 e as 24:00 na marina de Valada, num acolhimento aos «festivaleiros» que decidam acampar e que servirá, ainda, para promover a gastronomia local.

Os Electric Wizard atuam na sexta-feira, dia que tem em cartaz bandas como Graveyard, Red Fang, Swervedriver, The Wytches, Ringo Deathstarr, Sleepy Sun, Woods, White Hills, Cave, Black Bombaim, Process of Guilt, Daughters of the Sun, The Telescopes, Naam, The Cosmic Dead, Miss Lava, Sunflare, The Feeling of Love, The Asteroid # 4, Bombus, The Jabberwocky Band, Born a Lion, Black Leather, François Sky & Guests, Killimanjaro e The Rising Sun Experience.

No sábado, dia dos britânicos Hawkwind, atuam também os The Black Angels, Mão Morta, Psychic TV, A Place to Bury Strangers, Crippled Black Phoenix, System 7, Christian Bland & The Revelators, Moon Duo, Bardo Pond, Celestial Bums, Sonic Jesus, The Oscillation, Holy Wave, Murdering Tripping Blues, White Manna, Jibóia, Keep Razors Sharp, Exit Calm, 10000 Russos, Air Formation, Mugstar, Spindrift, Bruto & the Cannibals, Asimov, Wooden Wand, The Quartet of Woah!, Dreamweapon, One of These Days & Thee Heavy Random Tone Colour Lab.

O festival vai ter um palco para DJ, por onde vão passar «alguns dos melhores e mais incatalogáveis» DJ, com destaque para o americano Al Lover, produtor do «Austin Psych Fest», um dos maiores eventos anuais na área do psicadelismo, afirma a organização.

O Reverence, que sucede a outras iniciativas realizadas no mesmo espaço, como o Festival do Tejo, propõe-se trazer a Valada «o melhor do panorama atual alternativo da cultura psicadélica, privilegiando os géneros heavy psych, space rock e shoegaze».

O Reverence Festival Valada é organizado pelo coletivo das Cartaxo Sessions, que produz regularmente concertos no Centro Cultural do Cartaxo com a curadoria de Nick Allport (cofundador da produtora inglesa Club AC30, responsável pelas noites Reverence em várias salas de Londres ao longo dos últimos anos), em colaboração com a Lovers & Lollypops e com os promotores londrinos Club AC30 e o Sabotage Rock Club, de Lisboa.

Os bilhetes para o Reverence Valada custam 38 euros para cada um dos dias ou 70 euros para os dois dias, com campismo incluído para ambos.