Os Silence 4 anunciaram que vão regressar aos palcos em 2014 para dois concertos em Guimarães e Lisboa. A banda de David Fonseca (voz e guitarra), Tozé Pedrosa (bateria), Rui Costa (baixo e guitarra) e Sofia Lisboa (voz) atuará a 29 de março no Pavilhão Multiusos de Guimarães, e, no dia 5 de abril, na MEO Arena.

Os concertos intitulados SongBook 2014 servirão para recordar os momentos altos dos cinco anos de carreira de um grupo que se separou em 2001, mas a razão principal da reunião em palco é a celebração da vitória de Sofia Lisboa contra o cancro.

Em comunicado divulgado pela Universal Music Portugal, os Silence 4 revelam que a vocalista lutou, nos últimos três anos, contra uma leucemia. Um euro de cada bilhete vendido reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

«Convidar o David, o Tozé e o Rui para este reencontro é celebrar a vida, contribuir com gratidão para esta causa e cumprir a promessa silenciosa que fiz aos meus companheiros de luta. Hoje tenho um sonho. Com este reencontro ajudamos a LPCC mas queremos relembrar que ajudar também é gratuito. Dar sangue e medula é muito mais que ajudar, é dar Vida e isso não tem preço», escreveu Sofia no comunicado.

Os bilhetes para os dois concertos serão postos à venda nos locais habituais a partir de quarta-feira, 11 de dezembro.

A versão de «A Little Respect» (Erasure), «Borrow», «My Friends» e «Angel Song» são alguns dos temas mais marcantes da curta mas celebrada carreira dos Silence 4, que resultou em dois álbuns de estúdio - «Silence Becomes It» (1998) e «Only Pain Is Real» (2000) - e um disco gravado ao vivo no Coliseu de Lisboa (2004).

«Sinto-me honrado por poder tocar estas canções novamente, foi com elas que comecei o meu percurso musical e que pisei o palco pela primeira vez. Mas acima de tudo, sinto-me feliz por estar a fazê-lo neste contexto. O convite da Sofia para reunirmos os Silence 4 acaba por significar algo maior do que as canções, um símbolo de esperança e vida que é urgente celebrar da melhor maneira possível», escreveu David Fonseca.

Após a separação da banda, há 12 anos, David Fonseca foi o elemento que mais se destacou com a sua carreira a solo, lançando cinco álbuns (incluindo o duplo «Seasons») em nome próprio.

Tozé tornou-se professor, Rui Costa tem participado em vários projetos musicais (Mafalda Veiga, Filarmónica Gil, Brass Guitar Club Band, A Caruma), e Sofia Lisboa dedicou-se à sua formação.