Os primeiros nomeados pelo canal televisivo MTV Portugal ao prémio Best Portuguese Act para os prémios MTV EMA 2016 são Carlão, D.A.M.A, David Carreira e os HMB, foi hoje divulgado.

O quinto nomeado será escolhido pelo público através da rede social Twitter, de uma lista constituída por April Ivy, Aurea, Carolina Deslandes e os The Gift.

A votação decorre até à próxima segunda-feira. “O artista mais votado será anunciado no dia seguinte, quando serão revelados todos os nomeados às várias categorias desta edição”, anunciou esta quinta-feira a MTV Portugal.

Carlão publicou em maio do ano passado o álbum “Quarenta”. O músico já se apresentou como Pacman, nos Da Weasel, criou o projeto a solo Algodão, fez parte do trio 5-30 , e retomou o alter ego Carlão, com o qual atuou em Os Dias da Raiva, para editar o novo álbum.

Em “Quarenta”, Carlão conta com a participação, entre outros, de Sara Tavares, Fred Ferreira, Regula e Branko.

"Deixa-me aclarar-te a mente, amigo" é o significado do acrónimo D.A.M.A., uma banda de “pop/rap” criada em 2006, atualmente constituída por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho.

O grupo lançou recentemente o single “Era eu”, e em outubro sobem ao palco do Meo Arena, em Lisboa.

David Carreira, de 25 anos, é ator, participa atualmente na telenovela “Santa Bárbara”, no canal TVI, modelo, cantor e compositor, filho do cantor Tony Carreira, e irmão do cantor Mickael Carreira. Em 2011 David Carreira editou o seu primeiro álbum, que teve vendas superiores a 30 mil cópias, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa. Em 2013 editou o álbum “A força está em nós”, ao qual se seguiu “Tout recommencer”, e em dezembro do ano passado editou o CD “3”.

Os HMB assinam canções como "Dia D", "Não me deixes partir", "O amor é assim", "Talvez", "Naptel Xulima" e "Essa saudade".

A banda desenvolve um projeto de fusão da música “soul” e “gospel” com melodias “rhythm & blues”, editou o seu primeiro álbum em 2012, cinco anos após o aparecimento da banda formada por Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Xavier (baixista) e Joel Silva (baterista).

Em 2014 os HMB lançaram o segundo álbum, “Sente”.

O ano passado o vencedor do Best Portuguese Act foi Agir.