Os Portugal Festival Awards foram criados para distinguir os melhores festivais de música que existem em Portugal, do jazz ao rock, e os primeiros vencedores serão conhecidos em outubro, em Lisboa, revelou à agência Lusa Rita Pires, da organização.

«O objetivo é premiar os festivais de música, de maior ou menor dimensão, sendo avaliados em diferentes aspetos, como a logística, a produção, a sustentabilidade, relação com o turismo, a ativação de marcas ou os melhores concertos», sublinhou.

Os Portugal Festival Awards (Prémios dos Festivais de Portugal) são uma iniciativa que partiu de um consultor e de Rita Pires, que fez um curso de empreendedorismo cultural. Ambos criaram o projeto numa incubadora de novas empresas em Lisboa.

«Contactámos promotores e marcas, e identificámos cerca de 90 festivais em Portugal, desde os eventos de nicho aos de maior dimensão», afirmou.

Os prémios serão atribuídos em 15 categorias diferentes e haverá diferenciação entre festivais de maior ou menor dimensão e se são ou não urbanos, por exemplo.

Das 15 categorias, ainda não divulgadas, nove serão votadas pelos portugueses e as restantes serão escolhidas por um grupo de especialistas na área, referiu Rita Pires.

«Queremos saber, por exemplo, quais os festivais com melhor campismo ou com melhores casas de banho» e a ideia é criar, depois, «uma plataforma de networking que reúna a informação sobre todos os festivais», disse.

Os nomeados serão conhecidos apenas em setembro e os vencedores serão divulgados numa cerimónia em outubro, em Lisboa, onde deverá ser entregue ainda um prémio ao artista revelação deste ano. Os prémios serão apenas de reconhecimento e não monetários.