Compositor e multi-instrumentista, considerado por muitos o melhor guitarrista da história, Prince orgulhava-se de desde muito novo escrever as suas próprias músicas, algumas viriam a tornar-se grandes clássicos do final do século XX. O que muitos dos seus fãs talvez não saibam é que ajudou, também, a escrever e produzir grandes “hits” que viriam a lançar para o estrelato outros artistas.

Assinando várias vezes sob pseudónimos, Prince criou, ou ajudou a compor, temas interpretados por artistas como Madonna, Alicia Keys ou Sinead O'Connor.

O jornal The Sun e a CBS reuniram algumas dessas músicas, dos quais pode ver abaixo dez exemplos que talvez conheça, mas não imaginava que tinham o “dedo” do íncone da pop.

Sinead O'Connor - "Nothing Compares 2 U"

Este hit de 1990 pode ter sido celebrizado Sinead O'Connor, mas foi escrito por Prince. O tema chegou ao primeiro lugar das tabelas de vendas em 17 países e figura em 162º lugar na lista das 500 melhores músicas de sempre da Rolling Stone.

Chaka Khan - "I Feel for You"

Este tema popularizado em 1984 foi escrito e gravado por Prince cinco anos antes.

The Time - "Jungle Love" 

Bandas rivais no filme "Purple Rain", Prince e Morris Day, dos The Time, eram próximos e escreveram juntos "Jungle Love".

Alicia Keys - "How Come You Don't Call Me Anymore"

Keys popularizou o tema em 2001, mas foi Prince quem o escreveu quase 20 anos antes, em 1982.

The Bangles - "Manic Monday" 

Se estivesse num concurso e a pergunta fosse "quem escreveu este tema" diria Prince? "Manic Monday, de 1986, celebrizou até hoje os Bangles. O autor foi mesmo o ícone da pop.

Madonna - "Love Song"  

De todos os temas nesta lista, este é o único em que Prince está claramente identificado. O artista escreveu "Love Song" em conjunto com Madonna, e é o dono da segunda voz que se ouve na música.

Cyndi Lauper - "When You Were Mine"

Saído do álbum de estreia da cantora, de 1983, o tema original é de Prince.

Tevin Campbell - "Round and Round”

Mais um tema popularizado em 1990, que tem como autor o ícone Prince.

Martika - “Love ... Thy Will Be Done”

O primeiro single do segundo álbum de Martika foi co-escrito com Prince.

Meli'sa Morgan - “Do Me, Baby”

Mali'sa Morgan só lançou o tema em 1986, mas saiu da mente de Prince em 1982.

Prince Rogers Nelson, nascido a 7 de junho de 1958 em Minneapolis, Minnesota, morreu esta quinta-feira, estúdios do Paisley Park. O cantor, bailarino, compositor norte-americano, que era conhecido apenas pelo seu primeiro nome e foi considerado um ícone na música poppor mais de três décadas, morreu numa altura em que se encontrava em digressão do último álbum, já a gravar o próximo e a escrever um livro de memórias, cujo título provisório era "The Beautiful Ones".