A fadista Mariza venceu o prémio de melhor artista atribuído pela revista britânica Songlines, a propósito do álbum "Mundo", revelou a publicação.

Na oitava edição dos prémios de música Songlines, Mariza estava nomeada na categoria de "Melhor Artista", juntamente com a cantora portuguesa Lura, a chilena Pascuala Ilabaca, o grupo Fauna e o músico senegalês Seckou Keita.

Mariza regressou em 2015 com um álbum que mais do que uma reinvenção é uma extensão ousada do seu papel como representante global do fado", afirma a Songlines, a propósito de "Mundo", eleito pela revista um dos melhores discos do ano passado.

No entender da publicação, Mariza surge "não só como uma das melhores fadistas da sua geração, mas também como uma das mais carismáticas artistas do mundo, fazendo a ponte entre géneros populares e tradicionais de uma forma visionária".

Os prémios de música da Songlines repartem-se em sete categorias diferentes, cujos vencedores são escolhidos pelo público.

A propósito dos prémios, a Songlines organiza um concerto a 3 de outubro no Barbican Center, em Londres no qual atuarão Mariza e o guitarrista indiano Debashish Bhattacharya, outro dos artistas galardoados pela revista.