Os Metallica, uma das bandas de 'heavy metal' mais influentes do mundo, sugeriram que pode estar próximo um novo álbum, após um interregno de mais de sete anos.

Num video partilhado com os fãs, o vocalista James Hetfield deseja boas festas a partir de um estúdio, acompanhado do seu gato, que carrega com a pata numa gravação e oferece a oportunidade de ouvirem 15 segundos do inconfundível ritmo 'trash' das guitarras dos Metallica, acompanhado da voz rouca de Hetfield.

O video, enviado aos fãs na quinta-feira, despertou imediatamente as especulações em torno de um possível sucessor de "Death Magnetic”, o último álbum dos Metallica, editado em 2008.

Quando os Metallica tocaram no Canadá em setembro passado, o baterista Lars Ulrich disse ao “Le Journal de Quebec” que iria surgir um novo álbum em meados de 2016.

Mas o guitarrista Kirk Hammett disse posteriormente à estação de radio WEDG, de Buffalo (nova Iorque) que o álbum só sairia “na melhor das hipóteses” no início de 2017.

O músico adiantou que o álbum seguiria a linha de "Death Magnetic", considerado como um regresso dos Metallica às suas raízes 'heavy' após alguns períodos mais experimentais.

Os Metallica ajudaram a criar, nos anos 80, o género 'trash metal', reconhecido pela sua agressividade e enfoque na musicalidade, em contraste com o 'glam metal' mais exuberante e influenciado pelo 'pop'.

A banda californiana tem apenas um espetáculo agendado para 2016, um concerto em São Francisco, na véspera do dia em que a cidade acolhe o Super Bowl, o último jogo do campeonato de futebol americano.