Jorge Palma, Rui Reininho, The Legendary Tigerman e Zé Pedro são alguns dos artistas portugueses que vão participar num concerto, sexta-feira, em Lisboa, dedicado ao músico norte-americano Lou Reed, que faleceu este domingo, avançou esta terça-feira a agência Lusa.

Fonte da autarquia disse à agência que o concerto decorrerá no Largo do Intendente, por onde irão passar ainda JP Simões, Anamar, Nuno Duarte e Vasco Duarte (a dupla Homens da Luta), Alexandre Cortez (Rádio Macau), Tiago Bettencourt, João Pedro Almendra (Punk Sinatra), Rita Redshoes, Celina da Piedade e as Anarchicks.

«É uma homenagem que a rapaziada do rock decidiu fazer ao Lou Reed. É um dos artistas mais influentes do rock que dizia que o sucesso de uma banda não se media pelos gritos nos concertos, mas pelo número de pessoas que formavam novos grupos depois de a ouvirem», afirmou à Lusa o músico Nuno Duarte (Jel, Homens da Luta), um dos promotores da homenagem.

No concerto participarão ainda Armando Teixeira (Balla), Pedro Lousada (Blasted Mechanism), Manuel Fúria, Samuel Úria e os bateristas Samuel Palitos (A Naifa) e David Pires (Os Pontos Negros), mas «é natural que o número aumente até sexta-feira», referiu «Jel».

Os artistas irão interpretar apenas repertório de Lou Reed e dos Velvet Underground.

O dia 01 de novembro, sexta-feira, Dia de Todos os Santos, «é uma homenagem aos que já partiram, neste caso o Lou Reed. É quase como uma beatificação», sublinhou o músico português.

Lou Reed morreu este domingo aos 71 anos, meses depois de ter sido submetido a um transplante de fígado. A solo, ou com os Velvet Underground, Lou Reed influenciou várias gerações de artistas e «ajudou a moldar o rock n'roll», como escreveu este domingo o «New York Times».