O músico David Fonseca edita em outubro um novo álbum, "Futuro eu", o primeiro em que grava na totalidade em português e que apresentará em dois concertos em Lisboa e no Porto, no final desse mês.

Através da editora Universal Music, o músico revela que o álbum sairá a 16 de outubro e que começou a ser composto há mais de um ano. Ao longo dos últimos meses, David Fonseca lançou seis músicas, das quais três integram o alinhamento do disco.

"Tento imaginar uma forma de descrever este disco sem recorrer aos lugares comuns habituais como 'o disco mais pessoal de sempre' ou a insuportável 'pedrada no charco', mas não me ocorre nada que possa exaltar de forma precisa o meu entusiamo com este conjunto de canções", afirma o músico em comunicado.


E acrescenta: "Talvez seja um disco emocionalmente político, a contar a minha história também na esperança de encontrar os meus pares de aventura do outro lado da linha".

A propósito do novo álbum, David Fonseca fará dois concertos de apresentação oficial, a 30 de outubro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no dia seguinte na Casa da Música, no Porto.

David Fonseca, que se deu a conhecer nos anos 1990 nos Silence 4, iniciou carreira a solo em 2003 com o álbum "Sing me something new". O trabalho mais recente é o álbum "Seasons", de 2012, repartido em dois discos, "Rising" e "Falling".

Em mais de uma década a solo, David Fonseca participou no projeto Humanos, recentemente retomou os Silence 4 para uma série de concertos solidários por causa de um dos elementos do grupo, a cantora Sofia Lisboa, e foi dando espaço à fotografia, uma das artes de eleição do músico.