O músico norte-americano Devendra Banhart termina esta semana, em Portugal, com dois concertos, uma digressão pela Europa, na sequência da edição do álbum «Mala», escreve a agência Lusa.

Na sexta-feira, o músico estará na Casa da Música, no Porto, e no sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A primeira parte dos concertos é assegurada pelo músico brasileiro Rodrigo Amarante, ex-Los Hermanos, membro dos Little Joy e da Orquestra Imperial, e que em setembro editará o álbum a solo, «Cavalo».

Rodrigo Amarante, amigo do músico norte-americano, participa no álbum «Mala», interpretando guitarra e bateria, em particular no tema «Mi Negrita», afirmou Devendra Banhart numa entrevista à revista brasileira «Veja».

Devendra Banhart também participará no álbum a solo de Rodrigo Amarante e tenciona gravar um disco em francês com o músico brasileiro.

Banhart editou este ano o oitavo álbum, «Mala» - palavra sérvia para «pequena» (o músico está noivo da designer sérvia Ana Kras) -, gravado em Los Angeles, num ambiente caseiro, com canções que, não sendo só voz e guitarra acústica, têm uma produção lo-fi com apontamentos de eletrónica.

O músico, que admitiu ter escrito canções sobre amor e relacionamentos, mas de um ponto de vista mais pessimista, andou durante o verão por vários palcos europeus, entre os quais o Festival Glastonbury (Reino Unido), e o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.

Devendra Banhart, norte-americano de ascendência venezuelana, que gosta de rock, música brasileira e latina, compôs uma música chamada «Santa Maria da Feira» e é autor de álbuns como «Oh Me, Oh My» (2002), «Niño Rojo» (2004) e «Love Above All» (2007).