O Barreiro Rocks, o DocLisboa, o Guimarães Jazz e o Serralves em Festa são alguns dos 65 festivais portugueses que receberam um selo de qualidade da plataforma Europa para os Festivais, Festivais para Europa (EFFE).

Esta plataforma foi lançada em 2014, numa parceria entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, com o objetivo de dar visibilidade internacional a festivais de artes e cultura, para que beneficiem de redes de encontro e promoção a nível global.

A primeira iniciativa da EFFE é a atribuição de um selo de qualidade a festivais europeus que preencham três requisitos: compromisso artístico, envolvimento da comunidade e perspetiva internacional. De acordo com a lista divulgada esta quarta-feira, de Portugal foram selecionados 65 festivais.

A lista inclui ainda, por exemplo, o Festival Internacional de Tunas Universitárias "Cidade do Porto", o Terras Sem Sombra, o Super Bock Super Rock, o Festival Músicas do Mundo de Sines, o Milhões de Festa, o Marionetas na Cidade, o International Clown Festival e o 180 Creative Camp.

No total, o selo de qualidade foi atribuído a 761 festivais de 31 países.

Além do selo de qualidade, a plataforma EFFE irá ainda atribuir prémios aos melhores festivais, numa cerimónia que acontecerá no outono, ainda em data e local a anunciar.

A plataforma EFFE é coordenada pela European Festivals Association (EFA), nota a Lusa.