O grupo português Silence 4, que anunciou para este ano o regresso aos palcos, vai atuar na quinta-feira, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, noticia a agência Lusa. Este será um «gesto de agradecimento» aos que «apoiam o doente oncológico».

A banda anunciou que fará «uma apresentação exclusiva para a comunidade hospitalar - dos profissionais de saúde aos voluntários - que todos os dias dedica a sua atenção ao acompanhamento dos doentes e familiares».

O concerto acontecerá na quinta-feira, às 15h00, no auditório do IPO de Lisboa, em exclusivo para a comunidade do instituto, mas terá transmissão em direto pela Internet, nomeadamente na página da banda no Facebook.

Este será, assim, o primeiro concerto dos Silence 4 desde que anunciaram o regresso aos palcos em dezembro passado.

A reativação destina-se a celebrar os sucessos da carreira, mas sobretudo para assinalar a recuperação de saúde da cantora Sofia Lisboa, depois de ter lhe sido diagnosticada leucemia.

Os concertos, intitulados Songbook 2014, estão marcados para o Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada (15 março), Praça do Mar, no Funchal (22 de março), Pavilhão Multiusos de Guimarães (29 de março) e MEO Arena, em Lisboa (5 de abril).

A reunião de David Fonseca, Sofia Lisboa, Rui Costa e Tozé Pedrosa, 14 anos depois dos concertos de despedida, acontece a convite da cantora do grupo, depois de ter sobrevivido a uma leucemia.

«Convidar o David, o Tozé e o Rui para este reencontro é celebrar a vida, contribuir com gratidão para esta causa e cumprir a promessa silenciosa que fiz aos meus companheiros de luta», afirmou Sofia Lisboa no comunicado conjunto da banda.

«Com este reencontro ajudamos a Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas queremos relembrar que ajudar também é gratuito. Dar sangue e medula é muito mais que ajudar, é dar vida e isso não tem preço», sublinhou a cantora.

A banda gravou apenas dois álbuns de estúdio: «Silence Becomes It» (1998) e «Only Pain Is Real» (2000).

O primeiro rendeu-lhes mais de 240 mil exemplares vendidos (seis platinas) - um feito que hoje praticamente quase nenhum artista português consegue atingir -, uma grande exposição e pressão mediáticas e dezenas de concertos pelo país, como por exemplo o encerramento da Expo'98, em Lisboa.

Os Silence 4 escreveram sucessos como «Borrow», «My Friends», «To Give», «Angel's Song» e «Only Pain Is Real», aos quais se junta a versão acústica de «A Little Respect», dos Erasure, a música que os tinha tornado conhecidos durante os anos 1990.

Em dezembro de 2000 deram dois concertos, considerados de despedida, nos coliseus de Lisboa e do Porto, editados depois em CD e DVD.