A 12.ª edição do festival Marés Vivas arranca esta quinta-feira com The Prodigy e Xutos & Pontapés a marcar a noite na praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia.

Depois da estreia no festival, em 2008, os britânicos regressam com um ritmo mais «violento» no seu novo trabalho de techno-pop eletrónico, ainda sem título.

Antes destes ritmos mais intensos, os «velhinhos» Xutos, que cumprem 35 anos de carreira, apresentam a norte o «Puro», o seu 13.º álbum de originais.

A noite abre com os galeses Skindred - uma mistura de reggae, metal alternativo e hardcore punk - e o seu novo álbum, «Kill The Power», seguidos da dupla londrina Modestep, que prepara novo disco de rock eletrónico e «dubstep», para 2015.

As portas abrem às 17:00 e a música começa com os The Lazy Faithfull (18:00), seguidos de Capitão Fausto (19:15), antes da abertura do palco principal com Skindred (20:30), Modestep (21:30), Xutos & Pontapés (23:00) e The Prodigy (01:00). DJ D-One e SlimCutz + ACE animam a noite até às 06:00.

Na sexta-feira, destacam-se os James, que apresentam o seu primeiro álbum em seis anos, «La Petit Mort», assim como o estreante DJ Skrillex, que termina a noite com uma mistura de electro com «dubstep»: James Arthur, vencedor do «The X Factor» britânico, em 2012, abre o palco principal.

Os ritmos serão mais serenos no sábado, último dia, com os Portished e Joss Stone, lançados pelos portugueses The Gift e We Trust.