Filipe Pinto foi eleito Best Portuguese Act, o prémio anualmente atribuído pela MTV Portugal. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo canal televisivo.

O cantautor de 25 anos foi o mais votado numa categoria que incluía ainda os nomes dos The Gift, Richie Campbell, Os Azeitonas e Mónica Ferraz.

«Cerne» é o nome do disco de estreia que Filipe Pinto lançou em 2012, depois de ter sido o vencedor do concurso televisivo de talentos «Ídolos», dois anos antes.

Entrevista: Filipe Pinto e o disco de estreia depois das «pernas a tremer»

A vitória na votação da MTV Portugal significa que Filipe Pinto está agora na corrida pelo título de Melhor Artista Global dos MTV Europe Music Awards.



Para chegar à final, o cantor português terá de ganhar uma nova votação dedicada aos artistas de países do sul da Europa. Nesta espécie de meia-final, Filipe Pinto terá pela frente a concorrência dos franceses Shaka Ponk, da grega Demy, do italiano Marco Mengoni, e dos espanhóis Auryn. As votações estão abertas no site da MTV Portugal.

O vencedor do Best Global Act será anunciado na gala dos MTV Europe Music Awards, a realizar a 10 de novembro em Amesterdão.

Para os restantes prémios, os artista mais nomeados são Justin Timberlake, e Macklemore & Ryan Lewis, que concorrem em cinco categorias, cada. A cerimónia contará com as atuações ao vivo de Katy Perry, The Killers, Miley Cyrus, Robin Thicke, Imagine Dragos, e Snoop Dogg & Afrojack.