A Audi vai arrancar este outono, com o programa de testes da tecnologia TLi (“Traffic Light Information”) que permitirá que os veículos possam receber, em tempo real, informações sobre o estado dos semáforos.

A tecnologia será implementada nos Q7, A4 e A4 Allroad, mas apenas funcionará nalgumas cidades e áreas metropolitanas dos Estados Unidos. Os modelos vão passar a apresentar uma contagem decrescente até que os sinais fiquem verdes, diminuindo a ansiedade dos automobilistas.

Os benefícios são vários. Desde logo pela redução nos consumos, evitando o “para-arranca” pois será possível, em determinadas situações, apenas desacelerar enquanto passa o tempo até a sinalização luminosa mudar.

Também no caso de o sinal estar a ficar vermelho os condutores são informados, e o automóvel consegue mesmo fazer o cálculo para indicar que o automobilista deve começar a travar, caso não tenha tempo para passar.

Futuramente, a tecnologia poderá ser conetada ao sistema de navegação do veículo, ao Start&Stop e ainda ao Cruise Control, permitindo à viatura manter uma velocidade estável para encontrar sempre os sinais a verde.

Espera-se também a introdução de capacidades V2V, (comunicação de veículo para veículo) que, juntamente com o agora estreado V2I, poderá ter uma grande influência na redução da sinistralidade rodoviária e dos congestionamentos no trânsito.