Fácil de montar e desmontar (entre 6 a 12 horas), o OX é um pequeno camião desenvolvido exclusivamente para auxiliar missões de paz em países em desenvolvimento, nomeadamente África e Ásia.

O veículo surge depois do desafio feito pelo empresário e filantropo Torquil Norman ao engenheiro Gordon Murray, criador do superdesportivo McLaren F1, para que construísse um veículo de baixo custo, fácil de montar e desmontar, e capaz de chegar às zonas mais difíceis.

“Acreditamos que o OX tem enorme potencial para instituições de caridade, organizações de ajuda e programas de desenvolvimento. O meu sonho é ver, um dia, um OX em cada aldeia em África”, referiu Torquil Norman.

O estilo minimalista tem como objetivo o melhor aproveitamento possível de recursos e espaço. A grande altura em relação ao solo e os generosos ângulos de ataque e saída, aliados à tração integral, permitem ao OX as manobras em zonas de difícil acesso.

A operação de montagem demora cerca de 12 horas. Tem espaço para três pessoas na cabina (o condutor senta-se em posição central… como no McLaren F1). Atrás pode levar mais 13 pessoas ou transportar até 1900 quilos de carga ou 1600 quilos com três ocupantes.

Para fazer mover os 1600 kg que pesa em vazio foi escolhido um motor Diesel de 2,2 litros de origem Ford, capaz de debitar 100 cv. A transmissão é manual de cinco velocidades.