A direção de informação da rádio pública vai ser exonerada, disse esta quarta-feira o diretor, Fausto Coutinho, numa curta mensagem aos jornalistas, a que a Lusa teve acesso.

«Acabo de ser informado que o Conselho de Administração pretende exonerar a direção de informação da rádio», afirma o atual diretor, numa curta missiva.


O anúncio surge no dia em que também é conhecida a saída de José Manuel Portugal da direção de informação da RTP, de acordo com notícia avançada pelo «Diário Económico» e que que já foi à confirmada à TSF pelo jornalista.

A nova administração da RTP terá informado, na terça-feira, José Manuel Portugal da decisão. A destituição de José Manuel Portugal, que antes deste cargo dirigia os serviços internacionais da RTP, terá sido decidida pela nova administração no âmbito de uma reorganização interna.

Não há, para já, notícia de quem será o sucessor de José Manuel Portugal no cargo.

O «Expresso» adianta que o nome do próximo diretor de informação está fechado e que os nomes deverão ser enviados para aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) até ao início da próxima semana.

Ao «Público», o novo presidente da RTP não confirmou a demissão de José Manuel Portugal, mas referiu que a administração está a «iniciar o processo de planeamento de alguns ajustes».

A administração «vai fazer alguns ajustes, adaptações, refrescamento da estrutura, da organização e das pessoas», afirmou Gonçalo Reis.


José Manuel Portugal sucedeu a Paulo Ferreira no cargo em 2013 e conta com mais de duas décadas de jornalismo na estação pública.