Pela primeira vez na história deste feriado, o Dia de Portugal, de Camões das Comunidades Portuguesas será comemorado junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, naquela que a seguir a Lisboa e ao Porto é cidade com mais habitantes portugueses, Paris.

Nesta sexta-feira inicia-se também em Paris o Campeonato Europeu de Futebol, com a Federação Portuguesa de Futebol a ser criticada pelo slogan “Não somos 11, Somos 11 milhões”; que parece excluir os 5 milhões de portugueses expatriados. Muitos destes portugueses são também o que coloquialmente se chama de “Lesados do BES”, sendo que após uma reunião com Diogo Lacerda Machado a 6 de Junho, a Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses organizará um protesto em Paris na sexta-feira, a propósito da presença na cidade do Primeiro-Ministro e do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa ficará na capital francesa até domingo, reunindo-se com diversos representantes das comunidades portuguesas na região de Paris.

Na própria cerimónia do 10 de Junho, Marcelo Rebelo de Sousa condecorará quatro emigrantes portugueses pelo seu papel no auxílio às vítimas dos recentes atentados de Paris, juntamente com quatro cidadãos franceses e um português pelo trabalho realizado junto em prol da comunidade portuguesa.

Espera-se, pois, que Paris seja uma cidade incontornável nos destaques desta semana. Uma Paris com um sabor a Portugal.

Ficha técnica

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho. A codificação das notícias é realizada por Rute Oliveira, João Lotra e Sofia Barrocas. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de 413 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Em 2016 fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.