Um casal britânico com quatro crianças foi detido, esta segunda-feira, na Turquia, suspeitos de tentarem viajar para a Síria e aí juntarem-se ao Estado Islâmico.

Segundo a Associated Press, os detidos são Asif Malik e a mulher, Sara Kiran, residentes em Slough, sudeste de Inglaterra, e viajavam com os quatro menores, todos com idades inferiores a sete anos: Zoha Malik, uma menina de sete anos, Essa Malik, um rapaz com quatro, Zakariya Malik, de dois anos, e Yhaya Malik, um bebé de um ano. 

O casal foi detido num hotel em Ancara, segundo a polícia turca e as crianças ficaram à guarda das autoridades turcas. 

A família estava desaparecida desde dia 7 de abril, um dia depois foram vistos a apanhar um ferry no porto de Dover, em Inglaterra. Depois, presume-se que tenham percorrido a Europa de comboio, já que foram avistados na Hungria no dia 12. A Turquia seria a porta de entrada na Síria.

Através da polícia, a família de Sara, de 29 anos, fez um apelo para que ela entrasse em contacto e avisasse se o casal e as crianças se encontravam bem.
 

Slough missing family believed to be located in TurkeyA family who were missing from their home in Slough are believed...

Posted by Thames Valley Police on Segunda-feira, 20 de Abril de 2015

Poucas dúvida havia, no entanto, de que Asif Malik, de 31 anos, se quisesse juntar ao Estado Islâmico, arrastando a família consigo, de acordo com a investigação da polícia britânica que emitiu o alerta europeu,