É mais uma imagem que ilustra o terror da guerra na Síria e que está a comover o mundo. O vídeo de uma menina ferida após um ataque aéreo tornou-se viral nas últimas horas e tem gerado apelos para o fim do conflito que já fez mais de 300.000 mortos e milhões de deslocados.

A menina chama-se Aya e tem oito anos. O vídeo, publicado pelo Talbiseh Media Center, mostra Aya ensanguentada num hospital da Síria, com o cabelo cheio de pó. Está visivelmente desorientada e não para de chamar pelo pai.

“Onde estavas quando isto aconteceu?”, ouve-se alguém a perguntar a uma certa altura. 

“Em casa, mas o teto caiu sobre nós”, responde Aya.

Um ataque aéreo atingiu a casa da família de Aya na segunda-feira, em Talbiseh, uma cidade a cerca de 10 quilómetros de Homs. A casa ficou completamente destruída.

Ativistas dizem que pelo menos duas pessoas morreram e 30 ficaram feridas na sequência deste ataque aéreo. Os feridos incluem, para além de Aya, a mãe, o pai e três irmãos da menina.

Em agosto, a imagem de uma outra criança ferida após um ataque na Síria também emocionou o mundo. O menino, Omran Daqneesh, de cinco anos, foi uma das cinco crianças que ficaram feridas após um ataque em Alepo