Se foi um dos passageiros que contribuiu para a eleição das melhores companhias aéreas do mundo saiba que a Qatar Airways foi a grande vencedora dos World Airline Awards de 2015, atribuídos em Paris pela Skytrax, e que resultam das escolhas de quase 19 milhões de passageiros oriundos de 110 países.


É o terceiro prémio para a Qatar Airways, que já tinha vencido em 2011 e 2012, e nos últimos dois anos foi segunda classificada. Além da principal distinção, a Qatar ganhou ainda nas categorias de melhor companhia do Médio Oriente e melhor classe executiva.

Pelo sétimo ano consecutivo, e seis meses depois de um dos seus aviões se ter despenhado no mar de Java, a  AirAsia foi votada a melhor companhia "low cost" do mundo e melhor "low cost" na Ásia.

A tripulação da Garuda Indonesia foi eleita a melhor do mundo, enquanto a Air France foi considerada a companhia que mais evoluiu.

O vencedor do ano passado, a Cathay Pacific Airways, teve de contentar-se com o terceiro lugar e o prémio para melhor transportadora transpacífica, enquanto a Lufthansa venceu na rota transatlântica.

A companhia mais limpa está em Taiwan, a EVA Air, eleita a nona melhor do mundo. Em termos de refeições a bordo, venceram a Asiana, a Air New Zeland e a Austrian Airlines.

A Emirates, quinta classificada, foi ainda distinguida com o melhor sistema de entretenimento para os passageiros.

Destaque para a presença de uma companhia europeia num top 10 liderado por companhias do sudeste e sudoeste asiástico, a Turkish Airlines, que, além do quarto lugar, foi considerada a melhor companhia aérea da Europa.

A transportadora aérea portuguesa TAP caiu seis lugares em 2015, sendo considerada a 70.ª melhor do mundo, atrás da Azul (62.ª), propriedade de David Neeleman, um dos rostos por trás do consórcio que deverá adquirir a TAP. A Azul foi ainda considerada a melhor companhia "low cost" da América do Sul.

Outras companhias europeias ficaram bem posicionadas, casos da Lufthansa (12.ª), Air France (15.ª) e British Airways (20.ª).

Curiosamente, a Malaysia Airlines, que perdeu dois aviões de forma trágica, um desaparecido sobre o mar no sudeste asiático e outro abatido sobre a Ucrânia, foi classificada como a 24.ª melhor do mundo. A Germanwings, cujo piloto despenhou intencionalmente um avião, ficou apenas dois lugares atrás da TAP.
 

Top 10 companhias aéreas                   ranking
Qatar Airways (Qatar)                        1
Singapore Airlines (Singapura)                        2
Cathay Pacific Airways (China)                        3
Turkish Airlines (Turquia)                        4
Emirates (Emirados)                        5
Etihad Airways (Emirados)                        6
ANA - All Nippon Airways (Japão)                        7
Garuda Indonesia (Indonésia)                        8
EVA Air (Taiwan)                        9
Qantas Airways (Austrália)                      10