O sofrimento de quem vive em palcos de guerra como é a Síria chega-nos diariamente sob a forma de números e relatos de enorme violência. Mas, como se sabe, uma simples imagem pode ter a força que mil palavras nunca terão. E foi mesmo isto que aconteceu com a imagem de um menino sírio de cinco anos, que está a comover o mundo e a suscitar inúmeros apelos para o fim da guerra na Síria.  

A imagem faz parte de um vídeo registado pela Aleppo Media Center (AMC), depois de um ataque aéreo nesta cidade, na quarta-feira à noite.

Um menino sírio de cinco anos, sujo de poeira da cabeça aos pés, com parte do rosto coberto de sangue, é levado para uma ambulância. A criança espera na ambulância, sentado, aparentemente desorientado, enquanto a câmara se fixa no seu rosto. Sem dizer uma palavra, sem gemer, sem chorar.

A imagem deste menino, que já se tornou viral, resume, para muitos, o horror que tem assolado o território sírio desde o início da guerra, em março de 2011.

 

O vídeo da APC, publicado no Youtube na quarta-feira, mostra um ataque no bairro de Qaterji. O menino é Omran Daqneesh, uma das cinco crianças que ficaram feridas nessa noite.

O repórter do Telegraph Raf Sanchez partilhou no Twitter uma imagem de Omran depois de ter sido tratado no hospital. 

A cidade de Aleppo, no norte da Síria, tem sido uma das mais devastadas pela guerra civil, com milhares de mortes e um enorme rasto de destruição.